Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Barbacenia riparia (N.L.Menezes & Mello-Silva) Mello-Silva CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 10-05-2012

Criterio: B1ab(iii,iv)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

A espécie ocorre no Estado de Minas Gerais, na porção norte da Cadeia do Espinhaço, município de Grão Mogol, com EOO de 18,09 km², está sujeita a uma situação de ameaça. Planta rara, muito pequena, forma grandes touceiras em forma de almofada, nos areais às margens do rio Itacambiruçu, ficando submersa por bastante tempo durante as cheias. A mineração de diamantes por desmonte de rocha foi a principal atividade econômica durante anos e pode ter representado uma ameaça a sobrevivência da espécie. Atualmente, a monocultura de eucalipto para a geração de carvão vegetal e a extração de minério de ferro são as principais atividades econômicas da região. Sua região de ocorrência está dentro dos limites do Parque Estadual de Grão-Mogol.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Barbacenia riparia (N.L.Menezes & Mello-Silva) Mello-Silva;

Família: Velloziaceae

Sinônimos:

  • > Pleurostima riparia ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

Estado de Minas Gerais (Mello-Silva, 2012). Planta rara, ocorre na porção norte da Cadeia do Espinhaço de Minas Gerais, às margens do rio Itacambiruçu (Mello-Silva, 2009).

Ecologia

​Planta muito pequena, formando grandes touceiras em forma de almofadas. Ocorre nos areiais às margens do rio Itacambiruçu, ficando submersa por bastante tempo durante as cheias do rio (Mello-Silva, 2009).

Ameaças

1.3.1 Mining
Incidência local
Severidade high
Detalhes A região de Grão Mogol (Grão Mogol, Itacambira, Botumirim, Cristália) foi o primeiro local onde a lavra de diamantes foi realizada pelo desmonte de uma rocha. A mineração foi a principal atividade econômica no período de 1839 a 1960, terminando com a decadência de diamantes. Atualmente a monocultura de eucalipto é a principal geradora de empregos, cultivada principalmente, para a geração de carvão vegetal. Outra atividade econômica em operação é a extração de minério de ferro (Fonseca; Lessa, 2010).

1.1.2 Wood plantation
Incidência local
Severidade high
Detalhes ​A região de Grão Mogol (Grão Mogol, Itacambira, Botumirim, Cristália) foi o primeiro local onde a lavra de diamantes foi realizada pelo desmonte de uma rocha. A mineração foi a principal atividade econômica no período de 1839 a 1960, terminando com a decadência de diamantes. Atualmente a monocultura de eucalipto é a principal geradora de empregos, cultivada principalmente, para a geração de carvão vegetal. Outra atividade econômica em operação é a extração de minério de ferro (Fonseca; Lessa, 2010).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Vulnerável" (VU), segundo a Listavermelha da flora de Minas Gerais (COPAM-MG, 1997).

Referências

- CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL, MINAS GERAIS. Deliberação COPAM n. 85, de 21 de outubro de 1997. Aprova a lista das espécies ameaçadas de extinção da flora do Estado de Minas Gerais, Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, Diário do Executivo, Belo Horizonte, MG, 30 out. 1997, 1997.

- MELLO-SILVA, R. Velloziaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB015099>.

- FONSECA, D. DE S. R.; LESSA, S. N. Um breve diagnóstico ambiental do Parque Estadual de Grão Mogol (MG) e seu contexto espacial. Caminhos de Geografia, v. 11, n. 35, p. 260-274, 2010.

- MELLO-SILVA, R. Velloziaceae. In: GIULIETTI, A. M. ET AL. Catálogo de Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte, MG: Conservação Internacional, p.392-398, 2009.

Como citar

CNCFlora. Barbacenia riparia in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Barbacenia riparia>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 10/05/2012 - 17:33:22